Em seu primeiro álbum, a harpista Arícia Ferigato reflete uma jornada musical que surge da intersecção entre sua exploração na música improvisada, a busca por sua assinatura singular e expressiva na harpa e sua imersão no universo do jazz como linguagem criativa. Comissionado pelo programa Música Nova, do Savassi Festival 2023, o álbum Pequenas Voltas tem a direção musical e artística da própria artista e produção musical de Rafael Carneiro, gravado no formato jam session ao vivo no Estúdio Galeria Resistor.
Influenciada por harpistas como Dorothy Ashby, Alice Coltrane e Zeena Parkins, Arícia buscou inspiração nos clássicos do Spiritual e do Free Jazz para uma fusão com sua bagagem vinda da música de concerto e vivências na música experimental e improvisação livre. Cada faixa remete a uma imagem, sonho ou memória afetiva que habitou o imaginário da artista ao longo de sua vida, propondo uma viagem sonora que também traz homenagens a Alice Coltrane na faixa Swamini, e à música transcendente e mística de Hildegard von Bingen numa abordagem free jazz na faixa Hildegard.
O processo de criação contou com a colaboração dos parceiros musicais e integrantes de seu quarteto Vinícius Mendes, Alex Dias e Victor Mendes, artistas que contribuíram no desenvolvimento de ideias e distribuem solos de beleza ímpar nos temas do álbum. O resultado é uma música repleta de movimentos e gestos texturais, nuances inesperadas e contrastes disruptivos que trazem o ouvinte para uma imersão ao mesmo tempo delicada e vibrante, onírica e psicodélica.
Lançamento: Abril de 2024
Composições: Arícia Ferigato
Composição da música Lazúli: Arícia Ferigato, Alex Dias e Vinícius Mendes
Direção Musical: Arícia Ferigato
Harpa: Arícia Ferigato
Saxofone Tenor e Flauta Transversal: Vinícius Mendes
Contrabaixo Acústico: Alex Dias
Bateria: Victor Mendes
Produção Musical: Rafael Carneiro
Gravação: Estúdio Galeria Resistor
Engenheiro de Som: João Myrrah e Rafael Carneiro
Mixagem e Masterização: Rafael Carneiro