Natural de Brasília, Arícia Ferigato é harpista profissional formada pelo Centro de Educação Profissional - Escola de Música de Brasília (2008). Possui Licenciatura em Música pela Universidade de Brasília (2011), Mestrado em Música pela Universidade de Brasília (2015), com a dissertação “A Expressividade Musical na construção da performance de harpistas experts: características, recursos e estratégias”, e Doutorado em Performance musical em harpa pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020) com a tese “Relações entre durações e gesto corporal na performance da harpa de concerto”.
Com 15 anos de atuação profissional possui experiência como recitalista, camerista e de orquestra participando como harpista convidada junto a orquestras como Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Ouro Preto, Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, entre outras.
Em paralelo à sua atuação no campo da música de concerto e da pesquisa, desenvolve trabalhos também no campo da performance e da música experimental desde 2016, a exemplo da sua participação no grupo “Quadrúpede” (direção: Roberson Nunes), e participações com o grupo experimental Kallpp. Desde 2020 vem direcionando o enfoque artístico de sua carreira para as linguagens de improvisação como performer e compositora, buscando construir sua singularidade dentro das possibilidades que a harpa oferece, transitando principalmente entre o experimental, o ambient e o jazz.
Em 2023, a partir de seus primeiros shows na formação de quarteto de jazz, foi convidada pelo programa Música Nova do Savassi Festival para desenvolver um novo trabalho autoral comissionado. Em agosto de 2023 o resultado deste comissionamento foi apresentado no Palco Funarte “Mulheres na Música Instrumental” do Savassi Festival e gravado através da parceria entre o Selo Savassi Festival Records e o Estúdio Galeria Resistor. O álbum intitulado Pequenas Voltas, com linguagem artística musical voltada para o jazz (com especial influência de Modal Jazz, Post bop, Free e New Free jazz) é o primeiro álbum da artista e seu quarteto e será lançado em abril de 2024 marcando o início de uma nova fase em sua carreira.